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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Marketing "Puxado" Para O Novo Consumidor

Com as significativas mudanças que a internet vem trazendo para o mundo e para as formas de se fazer marketing e publicidade, sobrevive aquele que souber se conectar com suas comunidades de interesse. 
O chamado marketing tradicional ou marketing "empurrado" é interpretado como toda a mensagem empurrada às pessoas pelos veículos de massa, enquanto o marketing digital ou o marketing "puxado" serve para atrair as pessoas com conteúdo envolvente, interessante, valioso e segmentado para um determinado público. (Marketing Online - Jon Reed ). 
Mas eu não concordo plenamente com esse ponto de vista.
A informação sempre foi um bem valioso, tanto que desde a idade média poucas pessoas poderiam ter acesso a livros ou sabiam ler. Deter o conhecimento sempre foi uma estratégia de controle sobre as outras pessoas. Eu interpreto que o ser humano está em constante mudança e que neste momento temos muito mais acesso a informação e troca de experiências que no passado e que grande parte deste avanço é graças a internet.
...'consumidor não fica mais passivamente esperando'...

Voltando para o mundo dos negócios, hoje as empresas tem que se adaptar ao novo tipo de consumidor que denomino como consumidor consciente. Antes de efetuar uma compra o novo consumidor pesquisa preço, obtém informações adicionais, compara e etc. Assim que um produto novo ou serviço é lançado, o consumidor consciente não fica mais passivamente esperando por novas informações ele sabe onde buscar (Google, Redes Sociais, Blogs e etc)
E a dica que eu trago para quem deseja atingir esse novo consumidor foi resumido no inicio deste post: "sobrevive aquele que souber se conectar com suas comunidades de interesse". Se você souber identificar e se conectar com as comunidades desse novo consumidor trazendo a informação que ele busca, nunca mais precisará voltar a vender: as pessoas virão ao seu encontro.

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